Receita vegetariana (sem qualquer produto de origem animal), para 4 pessoas
Ingredientes
- 400 de grão de bico já cozido
- 1 courgette média cortada às rodelas
- 1 beringela média cortada às rodelas
- 200 g de cabeça de brócolos separado em floretes
- 6 tomates cereja
- 1 colher de chá de noz moscada
- 2 colheres de café de sal marinho
- 1 dente de alho picado
- Orégãos secos q.b.
- Pimenta rosa q.b.
- 100 ml de leite de arroz
- Azeite q.b.
Preparação
- Pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180-200 graus.
- Num tabuleiro de ir ao forno, coloque papel vegetal (facultativo) e disponha as rodelas de beringela e courgette. Disponha ao lado também os tomates ligeiramente com 1 golpe em X.
- Tempere com 1 fio de azeite, 1/2 colher de café de sal e orégãos. Envolva suavemente e asse por 15 a 20 minutos ou até os legumes ficarem macios e os tomates cereja também abrirem.
- Entretanto leve 1 tacho ao lume com água e o restante sal, deixe ferver e adicione os brócolos em floretes. Coza no máximo durante 5 minutos.
- Depois passe por água fria corrente num peneiro de trama fina.
- Salteie de seguida num wok aquecido; adicione 1 fio de azeite, o alho (cuidado para não queimar) e coloque os floretes.
- Envolva para tomar o sabor do alho e reserve.
- Num outro tacho adicione o grão de bico, o leite e noz-moscada. Triture com a varinha mágica, até obter um puré. Leve ao lume médio, mexendo sempre para não colar, até ficar na temperatura desejada.
- Estando tudo confeccionado, faça o empratamento a seu gosto ou siga a orientação da fotografia acima, com o puré em forma de lágrima e os respectivos legumes a acompanhar, com salpicos de pimenta rosa.
Observação: Se quiser, pode triturar o grão com os ingredientes referidos na preparação do mesmo num liquidificador. E depois aqueça o puré.
Opte sempre por comprar o grão de bico seco e demolhe em água de 1 dia para o outro. Leve a cozer em água fria (acima 3 dedos de água) durante aproximadamente 45-50 minutos, se possível com 1 tira de folha Kombu, pois além de nutrir a cozedura, está comprovado que ajuda a reduzir a flatulência. Se sobrar congele em sacos próprios para congelação, individuais, para outras futuras utilizações.
Deixo aqui um links que poderão ser úteis: http://www.curapelanatureza.com.br/post/06/2013/coma-algas-marinhas-otimas-fontes-de-minerais-e-vitaminas
http://www.vivasaudavel.pt/pt/leguminosas/.
Aqui, nesta fotografia, tive o prazer da presença de uma crítica gastronómica de 4 patas :) a Morgana, com o seu nariz em pleno <3.
Sem comentários:
Enviar um comentário