Receita vegetariana (sem qualquer produto de origem animal), para 4 pessoas
Ingredientes base
- 150 g de quinoa
- 360 ml de água
- 1 abóbora manteiga descascada (500 g) cortada às fatias com a espessura de 1 cm (mais ou menos)
- 200 g de rúcula
- 1 cebola roxa média, laminada em 1/2 luas
- 1 dente de alho sem casca, picado
- 1 colher de café de sal marinho
- Salsa picada q.b.
- Ervas provence e/ou alecrim secos q.b.
- Mix de frutos secos q.b.
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- 1 colher de sopa de açúcar amarelo ou mascavado,
- Azeite q.b.
Preparação
- Pré-aqueça o forno a 180-200 graus.
- Num tabuleiro próprio de ir ao forno, coloque papel vegetal para forrar (opcional) e adicione a abóbora, temperada com 1 fio de azeite, dente de alho, ervas provence e/ou alecrim. Envolva suavemente e leve a assar durante 25-30 minutos. Verifique com 1 palito se está macia 5 minutos antes do final.
- Leve um tacho ao lume com a água, sal e deixe ferver.
- Lave a quinoa em água corrente num coador, (peneira de trama fina) e coloque no tacho anterior com a água já a ferver.
- Mexa, se necessário, para os grãos não se colarem ao fundo e deixe cozer durante 15 minutos, com o tacho semi-tapado, até o grãos ficarem transparentes.
- Estando cozido o grão, adicione salsa picada, envolva e reserve.
- Entretanto caramelize a cebola; Leve 1 sauté ao lume, adicione 2 fios de azeite, coloque a cebola, adicione o açúcar e o vinagre balsâmico. Deixe em lume médio, até a cebola ficar macia, 5-7 minutos, cuidado para não queimar. Reduza o lume se necessário.
- Estando tudo pronto, para empratamento, aconselho fazer uma cama (base) de quinoa com abóbora por cima e depois cebola envolvida suavemente com a rúcula e salpicos de mix de frutos secos.
Observação: Pode usar outra qualidade de abóbora para assar, como a Hokkaido. Deixo aqui mais informações, um link, sobre benefícios da abóbora.
Sem comentários:
Enviar um comentário