Receita vegetariana (sem qualquer produto de origem animal), para 4-6 pessoas
Ingredientes batata gratinada
- 4 batatas médias descascadas e laminadas finamente
- 300 ml de bebida vegetal sem açucar
- 200 ml de creme vegetal de soja (natas de soja)
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1 c. de sobremesa de açafrão
- 1 c. de café de sal marinho
- 1 dente de alho picado
Ingredientes beldroegas
- 500 g de beldroegas
- 1 dente de alho descascado e picado
- Manjericão q.b (facultativo)
- 2 c. de sopa de água
- 1 dente de alho descascado e bem picado
Ingredientes para 6 vegeburgueres
- 400 g de feijão catarino (ou outra variedade) já cozido
- 50 g de farinha de milho (mais 1 pouco para ajudar a moldar)
- 1 cebola pequena picada
- 1 cenoura média ralada
- 3 colheres de sopa de farinha de milho, bem cheinhas
- 2 c. de sopa de azeite
- 1 c. de café de sal marinho
- 1 c. de chá de cominhos
- Sumo de 1 limão pequeno
- Salsa picada q.b
Preparação batata gratinada
- Pré aqueça o forno entre 180 a 200 graus.
- Leve uma panela ao lume, aqueça e adicione o azeite, o alho picado e o sal.
- Quando o alho começar a estalar, adicione as batatas laminadas. envolva e de seguida adicione as "natas", o amido junto com a bebida diluído e o açafrão. Envolva, deixe cozinhar 1 pouco por 5 minutos no máximo, desligue e adicione de seguida num tabuleiro e ir ao forno, espalmando o preparado de forma a ficar os laminados das batatas uniformes.
- Leve ao forno durante cerca de 20 a 30 minutos. A 5 minutos do fim, veja com 1 palito, se a batata está cozinhada.
Preparação vegeburgueres
- Triture o feijão, mas não precisa que fique uma textura totalmente homogénea, e reserve.
- Aqueça um sauté, adicione 1c. de sopa de azeite e de seguida adicione a cebola picada e a cenoura ralada até ficarem macios. Depois junte o preparado do feijão. Envolva e de seguida adicione o sal, os cominhos, sumo de limão a salsa picada e 2 c. de sopa de farinha. Envolva tudo e deixe arrefecer.
- Rectifique os temperos se necessário, retire porções de forma a fazer bolas com as mãos e achate ligeiramente.
- Passe por a restante farinha e leve ao forno, (aproveite o forno que está para a batata gratinada). Regue com 1c. de sopa de azeite e deixe estar no forno durante 15 minutos, vire a meio da cozedura para dourar de ambos os lados. Ou grelhe num grelhador ou sauté com 1 c. de sopa de azeite. Passe de ambos os lados, até ficarem dourados, em lume médio.
- Adiciono uma sugestão de empratamento com cebola caramelizada; Lamine uma cebola média, roxa. E numa frigideira já aquecida adicione uma uma c. de sopa de azeite e adicione a cebola. Cozinhe até ficar um pouco macia e de seguida adicione uma c. de sopa de açúcar mascavado e uma c. de sopa de
vinagre balsâmico. Deixe em lume médio, até a cebola ficar macia, 5-7
minutos, cuidado para não queimar. Reduza o lume se necessário. E para finalizar o empratamento, coloque o tomate cherry cortado em 4 sem um corte profundo, abra ligeiramente os gomos e depois adicione o palito.
- Corte as beldroegas aos bocados com pés, lave em água num escorredor próprio.
- De seguida, aqueça 1 sauté, adicione 2 c. de sopa de água e o alho picado. Adicione as beldroegas e manjericão ripado, deixe amaciar por us minutos até as beldroegas estarem macias.
- Estando tudo pronto faça o empratamento a gosto ou siga a orientação da fotografia acima.
Observação: O preparado dos vegebúrgueres rendeu para 6. Pode adicionar mais legumes se preferir para dar mais cor e também utilizar pão ralado em vez de farinha de milho.
Ao utilizar farinha de milho, geralmente é isenta de glúten, no entanto, nas fábricas de farinha pode haver contaminação cruzada com outras farinhas, para isso e para garantir que não tem glúten é importante ter este símbolo.
Pode ainda substituir as beldroegas por outros legumes, como por exemplo; Penca, couve coração, brócolos, rama de beterraba, etc...
Na batata gratinada, a 5 minutos de finalizar, pode adicionar queijo de amêndoa se quiser enriquecer ainda mais o gratinado.
Opte sempre por comprar feijão seco e demolhe em água de 1 dia para o outro. Passe por água e leve a cozer em água fria (acima 3 dedos de água) durante aproximadamente 40-45 minutos, se possível com 1 tira de folha Kombu, ou rodelas de limão e gengibre, pois além de nutrir a cozedura, está comprovado que ajuda a reduzir a flatulência. Se sobrar congele em sacos próprios para congelação, individuais, para outras futuras utilizações.
Deixo aqui um links que poderão ser úteis: http://www.curapelanatureza.com.br/post/06/2013/coma-algas-marinhas-otimas-fontes-de-minerais-e-vitaminas
http://www.vivasaudavel.pt/pt/leguminosas/.
Sem comentários:
Enviar um comentário