Pela nutricionista: Sandra Silva
Olá a todos! 😊
Nesta época tão especial que é o Outono, iremos falar de alimentos que nos ajudam a saciar e a manter a temperatura corporal.
Portanto, hoje iremos falar do feijão.
Feijão:
Originário da América, há cerca de seis mil anos, foi “descoberto” pela “primeira vez” no Peru e no México, sendo actualmente cultivado em todo o mundo. Mas os maiores produtores de feijão são os seguintes países: Índia, China, Brasil, Estados Unidos, México e Indonésia.
Existem várias centenas de espécies de feijão, das mais diversas formas, cores e sabores. Sendo para nós Europeus as principais variedades: manteiga, encarnado, branco, preto, catarino, frade e azuki.
Todos as espécies de feijão têm mais ou menos o mesmo poder terapêutico, e todos têm o mesmo “poder” nutricional, acabando por divergir no teor de beta carotenos.
Quais as qualidades alimentares e virtudes terapêuticas do feijão?
- Contém entre 15 a 26% de proteína;
- Contém entre 48 a 57% de açúcares simples;
- Os monosacarídeos (açúcares) presentes são: rafinose e estaquiose, sendo os principais produtores de gases intestinais. Esta flatulência poderá diminuir quando se coloca o feijão a demolhar, deixando-o germinar um pouco, ou colocando um pouco de gengibre na cozedura do mesmo;
- É equilibrado em aminoácidos (fundamentais para a reparação do ADN), tendo no entanto um défice nos sulfurados;
- É um excelente fonte de: magnésio, potássio e ferro;
- As pessoas com síndrome de cólon irritado ou intestino frágil (ex: colite) têm hipersensibilidade para a casca do feijão, portanto, o mais aconselhável é remover a casca do mesmo;
- Todas as espécies de feijão contêm seis agentes anticolesterol, sendo as fibras o agente prioritário, e o mais importante;
- É um excelente reparador e reconstituinte do sistema nervoso central;
- Tem virtudes diuréticas;
- O feijão ajuda a controlar e em alguns casos a reduzir o peso, graças às suas fibras; por cada 100 g de alimento, existem 25g de fibras.
Estados e problemas de saúde que podem melhorar com a utilização do feijão?
- Controlo da diabetes;
- Albuminúria com edema;
- Gota (excesso de ácido úrico);
- Eczema e caspa;
- Queimaduras e escoriações.
Informação nutricional
Portanto, vamos consumir feijão. 😊
Sejam felizes e, sigam, as dicas da chefe!
Sem comentários:
Enviar um comentário